O monitoramento de parâmetros humanos e animais estão se tornando cada vez mais essenciais, pois é possível ter diagnósticos de doenças através da medição de temperaturas, pressões, forças em regiões distintas do corpo através de implantes passivos com técnicas de biotelemetria.
BIOTHIM será um projeto que utilizará técnicas já conhecidas, porém são necessários vários conhecimentos onde o grupo deverá estudar para a compreensão do mesmo. Tendo como principal objetivo, uma iniciação cientifica, onde mais tarde pode-se seguir com essa mesma área e estudos mais aprofundados para fazer um mestrado e até mesmo um doutorado.
Com esse projeto será possível monitorar a temperatura corporal “in vitro” remotamente, não podendo ainda ser feito testes “in vivo”, pelo fato da unidade implantável ser em escala maior, e pelas dificuldades de se obter bobinas muito pequenas no qual exige um estudo muito grande e complexo. Mas a idéia é mostrar as possibilidades e as várias aplicações que com os mesmos princípios pode-se obter.
É sabido que a temperatura ideal do corpo humano é em torno de 36,5 °C, e quando estamos com febre essa temperatura sobe para 37,5 °C a 39 °C, essa temperatura é possível ser medida através de termômetros colocados em regiões externas do corpo, mas há temperaturas que não podem ser medidas externamente, como é o caso da temperatura de alguns órgãos, onde é preciso fazer incisões cirúrgicas para colocar o termômetro diretamente na região a ser medida.
Mas isso pode tornar-se traumatizante para um paciente que fez um transplante de fígado, por exemplo, onde é necessário estar medindo a temperatura do órgão constantemente através de incisões cirúrgicas.
Com unidades implantáveis isso torna essas situações mais fáceis de serem controladas e menos constrangedoras para o paciente, devido à possibilidade de medir a temperatura remotamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário